A melhor forma de impulsionar o crescimento significativo no segmento varejista e atacadista é priorizando a análise de dados.
Grandes empresas que atuam no setor varejista e atacadista têm um grande volume de dados, criados diariamente conforme as atividades desenvolvidas.
A tarefa de coletar, armazenar e analisar os dados é essencial para controle da empresa e impulsionamento do negócio.
Entender a importância da análise de dados é essencial para expandir. Apenas atuar no mercado e realizar investimentos não é o suficiente para alcançar um crescimento satisfatório, na verdade, é necessário saber quais estratégias traçar, mudanças que devem ser tomadas e quais investimentos trarão retornos satisfatórios para o negócio.
Com o avanço das tecnologias, os programas de software podem fazer todo esse trabalho de maneira automatizada, eficiente e segura.
Entenda melhor como funciona uma boa análise de dados e os benefícios de aplicar no varejo e atacado!
Como funciona a Análise de Dados no Varejo e Atacado?
Os setores varejistas e atacadistas costumam atender uma alta demanda de clientes semanalmente. Além disso, por serem sazonais, dependendo da época do ano estes números tendem a aumentar cada vez mais.
Por existirem altos e baixos nas vendas durante o ano, muitas empresas “se perdem” no momento de fazer a coleta, análise e armazenamento dos dados. E isso é péssimo para a evolução dessas empresas.
Normalmente as empresas precisam das informações, que são geradas e armazenadas no banco de dados. Para fazer essa coleta precisamente e com eficiência, os varejistas e atacadistas estão recorrendo à plataformas virtuais, softwares otimizados para coleta, análise e armazenamento de todos os dados relevantes para a empresa:
- número de vendas;
- clientes satisfeitos;
- clientes insatisfeitos;
- taxa de fidelização;
- fluxo de caixa;
- colaboradores;
- entre vários outros.
A importância da Análise de Dados
Analisar dados é uma atividade importante para a tomada de decisões. Toda empresa cria dados que podem ser definidos como: estruturados e não estruturados.
Esses dados são compostos por informações sobre e-mails, atividades desenvolvidas na empresa, redes sociais, funcionários, concorrentes, fluxo de caixa, clientes, entre outros.
Por estarmos falando de dados importantes para o progresso do negócio, as ferramentas de análise são extremamente úteis em ambos os setores. Através delas é possível conseguir informações valiosas, tanto do ambiente interno da empresa quanto do externo.
A partir dessa análise, é possível tomar decisões com mais assertividade e inteligência, alcançando um crescimento constante, reduzindo custos e gerando mais lucros.
Análise de Dados no Varejo e Atacado: Conheça os benefícios
Realizar a análise de dados em seu varejo/atacado é trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Há um retorno muito vantajoso quando investe-se em plataformas com alta tecnologia que fazem a gestão de dados com eficiência.
É como diz o ditado: “quem planta o sucesso, colhe o sucesso”.
Alguns dos benefícios são:
- Redução de custos – Sua empresa pode estar gastando mais do que necessita ou fazendo investimentos errados. Para evitar os prejuízos, é necessário ter a acesso à informações detalhadas sobre o negócio. Sendo assim, a análise de dados é essencial para entender o fluxo de caixa, receitas, gastos e investimentos, eliminando e antecipando os erros.
- Manter a competitividade no mercado – Os setores de varejo e atacado são extremamente competitivos. Existem milhares de concorrentes que podem vender o mesmo produto que o seu. Para não chegar à falência por ineficiência vendas, manter a competitividade no mercado é importante e relatórios de análise de dados são fundamentais para conseguir competir com a concorrência.
- Aumentar a produtividade – Maiores produtividades rendem melhores resultados para o negócio. A análise de dados proporciona um conhecimento completo do negócio, direcionando os representantes para tomada de decisões precisas e gerando uma melhoria significativa no desenvolvimento das atividades.
- Investir melhor nas estratégias de marketing – Estratégias de marketing necessitam de investimentos, é necessário pesquisas para entender quais são as melhores ações para cada negócio. Informações coletadas de redes sociais, avaliações, e-mails, são dados importantes dos consumidores, pois é assim que a sua empresa terá maior assertividade nas campanhas, tanto no marketing online quanto no offline. E através de uma boa análise de dados sua empresa alcançará essas informações.
- Trazer segurança para o armazenamento de dados – Com o mundo funcionando de forma virtual, todos os dados importantes da empresa normalmente ficam armazenados na nuvem. Busque plataformas seguras, softwares reconhecidos que, além da gestão e análise de dados, também ofereçam segurança, deixando as informações da sua empresa longe de fraudes e hackers.
- Identificar problemas com antecedência – A análise de dados demonstra pontos positivos e negativos do negócio, onde podem ser identificados problemas que gera menor produtividade, funcionários insatisfeitos, prejuízos, falta de credibilidade no mercado etc. Problemas identificados com antecedência são solucionados de forma mais rápida, evitando que os resultados do negócio sejam negativos.
A verdade é que a análise de dados é fundamental para o sucesso do seu negócio, e não estamos falando de um setor em específico! Muito pelo contrário, todas as áreas precisam ter dados concretos e assertivos para alcançar o sucesso.
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