Em 2019, as empresas devem entrar em um nível superior de competitividade. Os gestores mais antenados devem trabalhar para fazer da transformação digital um diferencial, por isso, vão voltar suas atenções para soluções de Business Intelligence e Analytics.
A consultoria IDC estima que até 2022 mais de 50% do PIB da América Latina virá da economia digital, o que põe 2019 como o ano em que organizações da região devem voltar suas atenções para soluções de BI, Analytics e serviços de Big Data entre outros.
Sobre isso vamos conversar neste artigo. Continue lendo para entender as tendências que devem ser protagonistas nesse movimento!
Inteligência Artificial deve impactar as plataformas de Business Intelligence e Analytics
À medida que as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizagem de Máquina (ML) continuam a transformar os negócios, as empresas dependem cada vez mais das capacidades de análise automatizada de dados dos poderosos sistemas de BI.
No que diz respeito às soluções de Analytics, a pesquisa da IA atingiu o amadurecimento e os aplicativos ML em grande escala começaram a chegar aos mercados.
Um relatório da renomada revista Information Management aponta que os analistas da Gartner, Douglas Laney e colaboradores pensam que “o poder da análise” é um trocador de jogo no ambiente de negócios de hoje.
Neste relatório, os autores tentaram mostrar como até mesmo decisões de negócios altamente subjetivas, como seleção de talentos ou atividades de branding, são agora totalmente orientadas por dados e insights. Além disso, as análises baseadas em dados, como análises de risco, estão se tornando mais sofisticadas e mais adaptáveis às necessidades dos usuários.
Confira, a seguir, outras tendências apontadas por diversas empresas de pesquisa em TI:
- Insights automatizados substituirão os relatórios pré-construídos: 75%dos relatórios pré-construídos serão substituídos ou aumentados por insights automatizados entregues em uma base “mais necessária” até o ano 2021, prevê o Gartner;
- Escassez de cientistas de dados não é mais um obstáculo: a escassez de cientistas de dados não vai mais impedir a adoção da ciência de dados e aprendizado de máquina nas organizações até o ano 2024, prevê o Gartner;
- Aplicativos de aprendizado de máquina vão para a nuvem: os serviços de aprendizado de máquina baseados em nuvem dos provedores de nuvem hiperescala alcançarão o ponto de inflexão digital de 20% de participação no mercado de plataformas de ciência de dados até o ano 2022, prevê o Gartner;
- A estratégia em nuvem provavelmente funcionará melhor para soluções de Business Intelligence e Analytics a partir deste ano.
Por último mas não menos importante
Uma discussão sobre o futuro das tendências de BI não é completa sem mencionar “interações personalizadas”. Pelo menos dois tipos de interações personalizadas são claramente visíveis no contexto atual:
- As interações intuitivas entre os dispositivos de BI e o usuário, tornando a experiência do usuário mais personalizada;
- Análise de localização em tempo real, estimulando as interações com os clientes. De acordo com o Gartner, em 2022, 30% das interações com clientes serão influenciadas pela análise de localização em tempo real.
Que tal, o que você achou dessas tendências em Business Intelligence e Analytics? Gostou do texto? Deixe seu comentário!