blog

4 Tendências de Business Intelligence para 2018

BI

Atualmente empresas de pequena à grande porte, buscam utilizar de maneira eficaz seus dados para adquirir êxito em seus negócios. E para isso muitas delas buscam soluções de business intelligence (BI), para o auxílio na coleta de dados (interno e externo), reorganização destes e viabilização de informações para análise e tomada de decisão.

Com base isso, veja as principais tendências do mercado para 2018

Empregando Artificial Intelligence ao Business Intelligence

O principal motivo das empresas adotarem o IA é por conta da sua eficiência de aprendizado de máquina. Com esta habilidade, as organizações são competentes em coletar e analisar os dados com maior precisão e eficácia, com o auxílio da IA.

Aprimorar a solução de BI orquestrada ao IA, proporciona a experiência do cliente em um futuro próximo, já que garante atividades automatizadas e dados disponíveis em tempo real para o negócio, facilitando às tomadas de decisão, acesso às informações mais recentes, organização dos dados, para assim, aumentar a competividade da empresa no mercado.

Disseminação de dados

Preliminarmente, as soluções de Business Intelligence eram utilizadas pelos profissionais em TI afim, da geração de relatórios utilizando os dados obtidos periodicamente, por vezes, mensalmente. Da mesma forma que o BI evoluiu para as soluções web e os relatórios se tornaram mais assíduos, frequentemente os dados não eram devidamente distribuídos para toda empresa.

Atualmente, com a implementação em muitas organizações a governança de dados, foi possível determinar o fluxo dos dados, possibilitando uma maior flexibilidade com a manipulação destes com apoio do BI para criação de informações úteis para a empresa. Desta forma, com as ferramentas certas de Business intelligence é possível qualquer colaborador de uma empresa, utilizar os dados para promover o crescimento, desenvolvimento, tomadas de decisões e inovações eficientemente dentro da sua organização.

Soluções em Nuvem

A partir da implantação de soluções de BI instaladas nas organizações, houve a necessidade de manter a infraestrutura das aplicações e dados, bem como requisitos de hardware, software e manutenções. Por este motivo as soluções em nuvem ganharam espaço, já que oferecem custos mais baixos, grandes volumes de armazenamento, alta disponibilidade e da facilidade de acesso às informações. Em contrapartida, a segurança dos dados e os custos indiretos em obter um serviço desta plataforma, ainda é alvo de questionamento.

O papel do Chief Data Officer

Graças a inteligência aplicada aos negócios foi possível uma organização aumentar a sua capacidade de consumo e armazenamento dos dados, neste sentido surgiu a necessidade da organização a distribuição desses dados de forma eficiente e segura, e isso deu origem a um novo papel: O Chief Data Officer (CDO).

As atribuições desta função incluem capacitar o uso de dados, que englobe todos os setores da empresa e de alta disponibilidade. De forma que os dados sejam analisados, em diferentes níveis de detalhamento e por concessão de acesso personalizado, assim auxiliando na performance de análise dos recursos de uma organização.

Fontes: https://www.gartner.com e https://www.eonetwork.org/

Descubra como uma plataforma analítica e as pessoas corretas podem contribuir com o desenvolvimento de seu negócio!

saiba mais