Muitos empresários e gestores de negócios já perceberam o quanto um software de Business Intelligence (BI) é útil para melhorar suas decisões estratégicas. No entanto, ainda é grande o número de empresas que ainda não contam com essa facilidade.
Em grande medida, isso se dá por conta de alguns mitos ao redor desse tipo de solução. Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir neste artigo.
Continue lendo para ver quais são as ideias equivocadas sobre software de Business Intelligence e por que elas são totalmente infundadas.
Mito 1: Um software de Business Intelligence é muito caro
Muitos supõem que o BI é apenas para grandes organizações com grandes orçamentos. Eles acreditam falsamente que isso vai muito além de suas condições financeiras. Então ignoram completamente o BI ou continuam usando processos manuais (geralmente com o Excel).
O problema é que eles não consideram os custos dessa abordagem tradicional. Quanto tempo gastam ao coletar dados manualmente e criar relatórios do zero? Quanto a tomada de decisão sofre quando não se consegue acessar facilmente os dados?
O fato é que os investimentos em BI variam muito. Agora, com a computação em nuvem, os custos com infra de TI, por exemplo, não existem.
Mito 2: É difícil de medir o retorno sobre o investimento em um BI
Você não pode gerenciar o que não pode medir, certo? Bem, o objetivo de um software de Business Intelligence é facilitar a medição e o melhor gerenciamento do desempenho do seu negócio.
Desde o estudo dos padrões de compra do cliente e a eficácia de várias iniciativas de vendas, até o melhor gerenciamento de inventário e aprimoramento dos esforços de previsão, o BI oferece a capacidade de gerenciar, medir e controlar todos os tipos de dados.
Medir o ROI para programas de BI pode ser difícil, mas não é impossível. Os analistas da Gartner recomendam observar a satisfação do usuário com a relevância, a precisão, a consistência e a pontualidade dos dados usados para tomar decisões.
Pergunte a si mesmo e às suas equipes: “Eu tenho as informações de que preciso para administrar melhor o meu negócio?”
Outra maneira de medir o ROI é considerar os riscos/custos de não usar seu sistema de BI depois de implementado. Afinal, custa dinheiro para armazenar, proteger e arquivar as gigantescas quantidades de dados que flutuam em torno de uma empresa típica.
Se você não estiver usando esses dados para melhorar os processos internos, seu sistema de BI é apenas mais uma ferramenta dispendiosa.
Mito 3: BI é apenas um projeto de software
Business Intelligence é frequentemente visto como qualquer outro projeto. Reúna os requisitos, compre software, implemente-o, treine os usuários e meça os resultados. Quando isso acontecer, você está pronto… Certo?
De modo nenhum!
BI vai além de um projeto único. Para ter sucesso, você precisa reconhecer o fato de que o projeto de BI não termina quando o software é implantado; é uma jornada, e será recompensado se abordado como tal.
É preciso garantir que os gestores vão usar o sistema para amparar suas decisões estratégicas, que as demais aplicações da empresa (ERP, CRM etc.) estão sendo alimentadas com os dados corretamente etc.
Você ainda acreditava em algum desses grandes mitos sobre software de Business Intelligence? Conheça agora o Microsoft Power BI e veja como essa solução pode potencializar seus resultados!