A transformação digital diz respeito à adoção de tecnologias disruptivas para transformar processos que até pouco tempo eram realizados de forma manual ou analógica em sequências lógicas de atividades, com mais inteligência e segurança da informação.
Ela está amparada em combinações tecnológicas digitais que estão modificando a maneira como as empresas operam: computação em nuvem, big data, mobilidade, internet das coisas, entre outras.
Neste artigo, nós reunimos as principais tendências em transformação digital apontadas pelos especialistas para 2019. A ideia é que você possa se inspirar para colocar o seu negócio em consonância com esse movimento. Acompanhe!
Tendências em transformação digital para 2019
1. Análise de dados em alto grau
Enquanto a empresa verdadeiramente voltada para dados ainda está um pouco distante até que mais coisas estejam conectadas, os especialistas já vêem um tremendo interesse na ciência de dados.
A partir de 2019, a tendência é que as organizações elevem a análise de dados a um patamar ainda mais alto. Isso é confirmado pelas pesquisas mais recentes.
Os gastos em análise, aprendizado de máquina e ciência de dados estão aumentando rapidamente, com 60% dos CIOs atualmente direcionando seus orçamentos para isso. Além disso, haverá mais contratação de especialistas no assunto, busca por serviços especializados e o desenvolvimento de habilidades dos talentos, especialmente para apoiar os esforços de transformação digital.
2. Plataforma de Business Intelligence na nuvem
Há algum tempo a computação em nuvem se tornou a protagonista dos investimentos em TI. Em 2019, as soluções de Business Intelligence (BI) deverão se tornar ainda mais populares no Brasil e no mundo.
E isso acontece justamente porque os executivos de negócio já estão familiarizados com a nuvem e, ao mesmo tempo, já perceberam a importância da gestão orientada a dados.
Soluções como Microsoft Power BI, SAP Business Objects e Tableau, deverão ser ainda mais adotadas por empresas que querem extrair o melhor de seus dados, se tornarem mais competitivas e inovadoras.
3. Experiência digital do cliente
Talvez a principal prioridade da maioria dos grandes esforços de transformação digital seja melhorar a experiência do consumidor, que é hoje o principal discriminador quando se trata de crescimento bem-sucedido e retenção de clientes.
No entanto, as organizações têm um longo caminho a percorrer quando se trata de expandir a experiência digital.
A boa notícia é que uma nova geração de arquiteturas, ferramentas e técnicas está possibilitando ir muito mais rapidamente para criar experiências de clientes, parceiros e funcionários mais inovadores e eficientes.
Que tal, a transformação digital já é uma realidade na sua empresa? As tendências apontadas neste artigo lhe dizem algo? Deixe seu comentário!